sábado, 21 de agosto de 2010

Professores participam de capacitação em primeiros socorros


Como parte das atividades do Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, aconteceu no sábado, 21 de agosto, o encontro de capacitação em primeiros socorros minsitrado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Além dos monitores do projeto, os professores Luiz Eugenio e Gilcenyr estiveram presentes e receberam uma série de orientações sobre eventuais cuidados e procedimentos a serem adotados em situações de urgência ou emergência. O curso é de fundamental importância, uma vez que a escola desenvolve várias atividades extra classe e, neste caso, todos os cuidados disponíveis e necessários devem ser adotados, por isso o fato do professor estar melhor preparado agrega valor ao trabalho pedagógico quando realizada em campo. A capacitação ocorreu durante toda a tarde, sendo ministrada pelo Sargento BM Pache e pelo Cabo BM Paulo Henrique, ficando acertado que novos encontros serão marcados, nestes os demais professores da escola poderão se fazer presentes.
luiz eugenio

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CULTURA POPULAR. CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELA PRÁTICA PODERÁ SER CERTIFICADO


A partir desta segunda-feira, 16, trabalhadores que desejam obter certificado de conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias, sem que tenham necessariamente recebido educação formal, podem se inscrever no Programa Certific, parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. O foco da iniciativa está em trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação. Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas. As inscrições vão até 10 de setembro. O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre. “O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, explicou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Acolhida – O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades. Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado. Assessoria de Imprensa da Setec. Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15769).
fonte: planeta educação

40 ANOS DE UFMS. GERALDO GARCIA APRESENTARÁ PROJETO



Em comemoração aos 40 anos do Campus de Aquidauana, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul estará realizando entre os dias 30-08 a 02-09 uma série de atividades de cunho científico e cultural. Entre elas serão apresentados diversos trabalhos de extensão e pesquisa atualmente desenvolvidos pela comunidade acadêmica do Campus de Aquidauana. O Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, desenvolvido na Escola Geraldo Garcia há dois anos tornou-se um projeto de extensão universitária da UFMS e será defendido durante o evento. A organização das comemorações dos 40 anos do CPAQ UFMS reservou ainda um espaço permanente para o divulgação do projeto durante os quatros dias do evento. Os preparativos para a atividade já estão sendo organizados pelas monitoras Bruna e Carol. Na escola será montada uma equipe de estudantes que se fará presente nos quatro dias de apresentação para compartilhar as experiências construídas nos dois anos de anarco expedições. Além doe vento da UFMS, o projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais será apresentado também no museu de Arte Pantaneira, numa mostra sobre arqueologia e história de Aquidauana que será organizada nas próximas semanas. O convite partiu da diretora do Museu de Arte Pantaneira, Sônia Corrêa. Esta atividade está sendo coordenada pelo anarco monitor Tonhão da Biologia.

Luiz eugenio