sábado, 4 de setembro de 2010

'Expedições' foi apresentado nos 40 anos da UFMS


Durante 4 dias, de 30-08 a 02-09, nos períodos vespertino e noturno a Escola Geraldo Garcia se fez presente na UFMS-Câmpus de Aquidauana, através da apresentação do projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais. A oportunidade serviu para apresentar o vasto acervo fotográfico acumulado ao longo de dois anos de atividades, além da divulgação da dinâmica e resultados das expedições. O 'Anarco Espaço' recebeu inúmeras visitas por parte da comunidade universitária. Acadêmicos de todos os cursos da UFMS em Aquidauana, todos os palestrantes e conferencistas, além dos professores da UFMS de Aquidauana fizeram questão de conhecer o projeto e foram unânimes em destacar a importância da iniciativa da Escola Geraldo Garcia. O Professor Doutor Gilson Rodolfo Martins destacou a garra e o valor da iniciativa de levar este tipo de conhecimento a estudantes da educação básica, manifestando grande satisfação ao ver áreas por ele pesquisadas sendo apresentadas, de maneira pedagógica, à comunidade estudantil. Professores de outras escolas da cidade e de Anastácio demonstraram grande interesse em levar as 'anarcos' às suas comunidades e ainda a Professora Ana Paula Werry do curso de pedagogia da UFMS salientou a importância da participação dos acadêmicos das diversas áreas, reforçando a estratégia multidisciplinar do projeto. Todos os dias no período da tarde, um grupo de estudantes do ensino médio da Geraldo Garcia estava presente para testemunhar suas impressões e aprendizados durante as anarco expedições. No encerramento das atividades, no dia 02-08, o projeto foi apresentado como trabalho científico, uma vez que a partir do mês de julho foi transformado em projeto de extensão da UFMS, ao lado de mais de 30 projetos desenvolvidos no CPAQ-UFMS.

sábado, 21 de agosto de 2010

Professores participam de capacitação em primeiros socorros


Como parte das atividades do Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, aconteceu no sábado, 21 de agosto, o encontro de capacitação em primeiros socorros minsitrado pelo Corpo de Bombeiros Militar. Além dos monitores do projeto, os professores Luiz Eugenio e Gilcenyr estiveram presentes e receberam uma série de orientações sobre eventuais cuidados e procedimentos a serem adotados em situações de urgência ou emergência. O curso é de fundamental importância, uma vez que a escola desenvolve várias atividades extra classe e, neste caso, todos os cuidados disponíveis e necessários devem ser adotados, por isso o fato do professor estar melhor preparado agrega valor ao trabalho pedagógico quando realizada em campo. A capacitação ocorreu durante toda a tarde, sendo ministrada pelo Sargento BM Pache e pelo Cabo BM Paulo Henrique, ficando acertado que novos encontros serão marcados, nestes os demais professores da escola poderão se fazer presentes.
luiz eugenio

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CULTURA POPULAR. CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELA PRÁTICA PODERÁ SER CERTIFICADO


A partir desta segunda-feira, 16, trabalhadores que desejam obter certificado de conhecimentos adquiridos ao longo de suas trajetórias, sem que tenham necessariamente recebido educação formal, podem se inscrever no Programa Certific, parceria dos ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego. O foco da iniciativa está em trabalhadores que há muito tempo desempenham uma função, mas não têm diploma ou certificado que comprove sua formação. Inicialmente, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Tanto as inscrições quanto a própria certificação e emissão de diplomas é gratuita. Não há limite de vagas. As inscrições vão até 10 de setembro. O profissional interessado deve procurar o instituto federal de educação, ciência e tecnologia mais próximo. São 37 campi de institutos federais, em 13 estados mais o Distrito Federal, que oferecerão o Certific neste semestre. “O programa apresenta dois benefícios imediatos: a ampliação da possibilidade de acesso ao mercado de trabalho e a elevação da taxa de escolaridade da população adulta”, explicou Eliezer Pacheco, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Acolhida – O trabalhador será avaliado por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, pedagogo e especialistas da área. Depois da entrevista, há duas possibilidades. Se for constatada a excelência do trabalhador, ele recebe um certificado do instituto federal comprovando sua qualificação. Caso sejam constatadas falhas técnicas, o próprio instituto federal se encarrega de oferecer a formação ao trabalhador. Se for constatado déficit escolar, o trabalhador é encaminhado para uma escola de educação básica, para posteriormente receber o certificado. Assessoria de Imprensa da Setec. Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15769).
fonte: planeta educação

40 ANOS DE UFMS. GERALDO GARCIA APRESENTARÁ PROJETO



Em comemoração aos 40 anos do Campus de Aquidauana, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul estará realizando entre os dias 30-08 a 02-09 uma série de atividades de cunho científico e cultural. Entre elas serão apresentados diversos trabalhos de extensão e pesquisa atualmente desenvolvidos pela comunidade acadêmica do Campus de Aquidauana. O Projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, desenvolvido na Escola Geraldo Garcia há dois anos tornou-se um projeto de extensão universitária da UFMS e será defendido durante o evento. A organização das comemorações dos 40 anos do CPAQ UFMS reservou ainda um espaço permanente para o divulgação do projeto durante os quatros dias do evento. Os preparativos para a atividade já estão sendo organizados pelas monitoras Bruna e Carol. Na escola será montada uma equipe de estudantes que se fará presente nos quatro dias de apresentação para compartilhar as experiências construídas nos dois anos de anarco expedições. Além doe vento da UFMS, o projeto Expedições Anarco Pedagógico Atemporais será apresentado também no museu de Arte Pantaneira, numa mostra sobre arqueologia e história de Aquidauana que será organizada nas próximas semanas. O convite partiu da diretora do Museu de Arte Pantaneira, Sônia Corrêa. Esta atividade está sendo coordenada pelo anarco monitor Tonhão da Biologia.

Luiz eugenio

quinta-feira, 18 de março de 2010

CEPA e Escola Geraldo Garcia realizaram desfile













Em alusão a Semana da Mulher, o Centro de Educação Profissional e a Escola Estadual Geraldo Garcia, promoveram, na sexta, dia 12, um desfile em comemoração ao dia da Mulher. Durante a atividade, os estudantes prestaram diversas homenagens a mulher e a diversidade cultural expressada por elas no mundo todo.A aluna Juliana Frasão apresentou a dança do ventre, já Ana Carolina empolgou o público com sua apresentação de dança dos véus. Os estudantes Hélcio e Luana recitaram poesias de sua própria autoria e a aluna Nayara executou a canção My heart will go on, tema do filme Titanic ao saxofone. O desfile tinha como objetivo valorizar a presença da mulher em todos os níveis da sociedade, além de promover a integração de todos os setores da comunidade escolar. A organizadora do evento, professora Silmara Siena ressaltou o empenho da diretora professora Dalva Velásquez, da coordenadora pedagógica Professora Maria Glória e de todo os professores e funcionários da escola, sem os quais, segundo ela o evento não teria sido o sucesso que foi. O corpo de jurados decidiu que a aluna Amanda, foi eleita a garota simpatia. Em terceiro lugar a aluna Jackeline, sendo em segundo lugar a aluna Sâmara. A aluna Beatriz ficou com o primeiro lugar, mas a organização do evento assegurou que todas as estudantes que participaram do desfile mostraram toda a graça e a beleza da mulher atual.
fonte: aquidauananews.com